O que você gostaria de ter na Escola no dia das Crianças?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FANFARRA DA E. M. PAUL P. HARRIS INOVA E VIRA DESTAQUE

DIEGO NEVES DE LEMOS: MAIS UMA CONQUISTA!!!!



No dia 26 de agosto de 2010, o aluno Diego Neves de Lemos do 8° ano B da EM Paul Percy Harris recebeu menção honrosa da Olimpíada de Matemática de Rio Preto/2010, evento realizado no auditório da Unip.

DIEGO NEVES DE LEMOS: UM MEDALHISTA!!!



No dia 26 de Julho de 2010, o aluno Diego Neves de Lemos do 8° ano B da E. M. “Paul P. Harris”, esteve em São Paulo no Memorial da América Latina para receber a sua medalha de prata por ter participado com sucesso na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) em 2009.
Parabéns Diego pela sua conquista, estamos torcendo por você!



CRIADORES DE SACI

Quem é o saci?




O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Gosta de assustar viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.
Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para capturá-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer a seu “proprietário”.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.
E para contar mais sobre as travessuras desse importante personagem do nosso folclore, esteve em nossa escola um “criador de Sacis” de Rio Preto, o Jocelino.
Após uma conversa muito interessante com os nossos alunos, foi realizado um concurso de desenho, cujo tema principal foi o nosso Saci-Pererê.
Abaixo estão os desenhos ganhadores do concurso. Parabéns a todos os participantes e aos ganhadores do concurso!




Autora: Yanka, 7° ano C



Autora: Lilian, 8° ano C




Autor: Felipe Roberto, 6° ano B